RELATÓRIO DE AULA
O QUE É UM RELATÓRIO?
O relatório é o documento através do qual se faz o relato da forma como se realizou um determinado trabalho. O objetivo é comunicar (transmitir) a experiência acumulada pelo autor na realização do trabalho e os resultados que obteve. Um relatório deve permitir a quem o lê reproduzir o trabalho realizado, tal qual ele foi feito pelo autor.
A redação de relatórios é um trabalho adequado, por exemplo, na sequência das viagens de estudo, ou na sequência do visionamento de um filme ou ainda elaborado a partir de uma sequência de aulas em que foi tratada determinada matéria ou abordado determinado tema.
Algumas dicas na escrita de relatórios….
Escrever na 3ª pessoa (ex. Fez-se); Não escrever apenas tópicos, descrever o que se fez;
Escrever com frases curtas e simples; Cuidado com os erros ortográficos;
Numerar anexos; Colocar referências à bibliografia utilizada.
IDENTIFICAÇÃO
1. CABEÇALHO
Relatório da Aula de Língua Portuguesa/ Literatura.
Data:
Assunto:
2. INTRODUÇÃO
Elaborar um parágrafo sucinto e claro dos principais assuntos abordados no relatório.
Apresentar os pontos básicos dos assuntos tratados na aula, citando a metodologia aplicada( quadro, slides, filme, murais, etc) .
Lembrar que a introdução não é uma cópia da aula, slides ou murais apresentados, mas uma descrição breve do que foi usado durante a explicação.
3- DESENVOLVIMENTO
Descrição dos assuntos tratados na aula em um texto dividido em parágrafo( por assunto abordado)
4- CONCLUSÕES
Último parágrafo : Apreciação crítica do trabalho realizado por docentes e discentes, sugestões para melhoria do trabalho de professores e alunos ou conclusão pessoal ( positiva ou negativa quanto à aprendizagem)
Não é uma síntese do que foi feito e também não é a repetição da aula.
EXEMPLO:
CABEÇALHO
Relatório da Aula de Língua Portuguesa/ Literatura.
Data: 29/03/2009
Assunto: Literatura Portuguesa
Professora: ...
Iniciou-se a aula com a fala da professora.... sobre a importância da leitura para a produção de textos e a conversação no dia a dia. Em seguida, fez um comentário sobre a biografia de Walt Whittman(de nacionalidade americana), cujo poema seria passado em slides no data show. Após esta tarefa, a professora... fez a leitura do poema que aparenta agradar a Fernando Pessoa. O dito poema fala sobre a suposta separação existente entre as pessoas, uma barreira social ou cultural, que na opinião dela, não passa de uma ilusão. O ritmo imposto na sua obra tende a lembrar a mecanização de Álvaro de Campos.Realizou-se ainda a leitura de uma contracapa e de um texto centrado nas onomatopeias, que analisa o conteúdo da mesma
Em seguida, a nossa atenção centrou-se no livro didático, mais precisamente na página 166 “Não sei, ama, onde era”. O aspecto que mais sobressaiu foi o fato de ser escrito num ritmo infantil repetindo as mesmas palavras quando tal é desnecessário, dando a ideia de falta de vocabulário. É como se o poeta (um homem feito) estivesse a recordar a sua infância, apreciando as memórias felizes do passado.
Virando a folha, a atenção foca-se na página 168 “Quando as crianças brincam”. Analisando este poema chega-se à conclusão de que o poeta usa a infância de terceiros na tentativa de se lembrar da sua, pois não se lembra de quem foi e nem sabe quem poderá vir a ser. Na mesma página examina-se ainda o poema “Pobre velha música”. Neste, o poeta ao ouvir a música é preenchido com um sentimento avassalador de prazer e chora numa demonstração de emoção positiva. Recorda uma infância que não tem certeza de ser sua (dá-se um paradoxo, algo muito presente neste poema).
O seguinte tema a ser abordado foi o intersecionismo na página 169. O intersecionismo ocorre aqui devido à existência de um “caminho” ao longo das diferentes memórias do autor, até transformações que, no entanto, são capazes de ser assimiladas pelo leitor num raciocínio lógico.
Já perto do final da aula iniciou-se uma conversa entre nós e a professora.. relativamente sobre aos conhecimentos apreendidos e também sobre a importância dos testes e trabalhos individuais como fatores decisivos na nota final. Foi ainda transmitido o conselho de comprarmos e ler o livro “Felizmente há luar”, por ser a matéria que viríamos a enfrentar mais tarde, ou simplesmente pelo nosso desenvolvimento pessoal.
Para finalizar, foi proposto um exercício de desfecho, algo deveras importante: deveríamos ler num murmúrio audível o pequeno poema “Poema décimo quarto” da página 181 do livro didático. O objetivo era fazer com que interessássemos por algum tipo de leitura. A aula foi válida, pois enriqueceu nossos conhecimentos.
Estrutura e Apresentação de Relatório de Aula Digitado
Orientações Gerais
• Os relatórios deverão estar de acordo com as normas aqui estabelecidas
• A fonte de todo o trabalho em cor preta
• Não deverão conter enfeites, bordas etc.
• Formatação Gráfica para Computador:
• Papel A4 com impressão no formato retrato
Margens:
• Superior 2,5 cm
• Inferior: 2 cm
• Esquerda: 2,5 cm
• Direita: 2 cm
• Fonte: arial ou times new roman (normal e justificado)
• Tamanho: 12
Títulos:
• Fonte: arial ou times new roman (negrito e justificado)
• Tamanho: (14)
• Espaçamento entre linhas: duplo (2.0)
• Relatórios manuscritos deverão ser escritos em folha de almaço.
Modelo de Capa
ESCOLA (ARIAL – 14)
PROFESSOR (ARIAL – 14)
DISCIPLINA (Arial – 14).....
TEMA DO RELATÓRIO( ASSUNTO) -CENTRALIZADO NA FOLHA (Arial -16)
Nome do aluno ou componentes do grupo (em ordem alfabética), número e turma (Arial – 12)
Cidade _ano (Arial – 12) _NA PARTE INFERIOR DA PÁGINA
OBSERVAÇÃO: Não coloque moldura na capa, acima foi apenas um exemplo.
CARTAZ
A função do cartaz compreende
duas finalidades:
• Informativa: as informações devem ser objetivas, bem distribuídas no espaço do papel utilizado (cartolina, craft, color-set ou cartão) e de fácil visualização.
• Ilustrativa: as ilustrações obedecem às mesmas regras para não prejudicar essa visualização.
Para alcançar esses objetivos, deve-se observar atentamente determinados itens:
√ A cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassados.
√ Não pode haver rasuras.
√ Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.
√ Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).
√ Evite textos muito longos.
√ Evite figuras ou desenhos muito pequenos.
√ Utilize legenda (se necessário).
√ Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).
√ Coloque título (margem superior, centralizado).
√ Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.
√ O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.
COMO FAZER:
Primeiro é preciso definir muito bem o que se quer fazer. Para isso, há três decisões em que se pensar:
1- O tema: deve-se escolher um só assunto por cada cartaz .
2- O slogan: a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. Inventa uma frase que tenha entre 5 e 7 palavras, no máximo.
3-A imagem: é o mais importante na transmissão da mensagem.Deve ser sugestiva e de cores contrastantes.
Regras a seguir:
1. Dividir o espaço útil em três zonas.
2. O tamanho das letras deve diminuir consoante é título, texto ou legenda.
3. O texto deve ter frases curtas e letras bem legíveis.
4. As imagens devem ter sempre legendas.
TRABALHO ESCOLAR

Primeiro passo: A pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.
a) Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.
b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.
c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house de sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
Segundo passo: A redação
Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, pode-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.
Dicas para escrever

a) Quanto ao conteúdo:
√ Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.√ Organize o material pesquisado, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
√ Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
√ Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.
b) Quanto à forma:
√ Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica “mais arejado” e a leitura mais fácil.
√ Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
√ Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
√ Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
√ Faça a paginação das folhas.
√ Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
√ Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.
Normas para a entrega de trabalhos escolares
Este documento foi elaborado para auxiliá-lo na apresentação de trabalhos escolares. Segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adaptadas à realidade escolar.
Elementos pré-textuais
São informações que antecedem o texto e auxiliam na justificação e uso do trabalho. Abaixo, a lista dos elementos pré-textuais considerados obrigatórios:
a) Capa
O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as informações indispensáveis à sua identificação. Deve conter:
√ Nome da Escola.
√ Nome completo do(s) autor(es) do trabalho.
√ Título.
√ Subtítulo, se houver.
√ Nome da disciplina e do professor.
√ Local (cidade da Escola em que o trabalho foi apresentado).
√ Ano da entrega.
b) Sumário
Apresenta as principais divisões de um trabalho, seções e outras partes do documento na mesma ordem e grafia em que nele figuram, reproduzindo a sua estrutura e organização.
O indicativo de cada seção, divisão, capítulo, com suas subdivisões, deve ser acompanhado do respectivo número de página.
A palavra “SUMÁRIO” deve ficar centralizada, destacada graficamente (negrito) e com a mesma fonte utilizada nas seções primárias do trabalho.
Lembre-se: cada capítulo deve começar em uma nova página.
Elementos textuais
a) Introdução
É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.
Os requisitos para uma boa introdução são:
√ Definição do assunto.
√ A indicação do caminho a seguir.
Importante: somente a partir da introdução numeram-se as páginas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a contagem das páginas inicia no sumário.
b) Desenvolvimento
É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.
c) Conclusão
Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.
Elementos pós-textuais
a) Referências Bibliográficas
Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc.).
√ Todos os materiais que foram mencionados no texto do trabalho devem, obrigatoriamente, ser incluídos na lista de referências.
√ Após consulta de qualquer tipo de documento, anotar os dados para não ter trabalho em coletá-los posteriormente na compilação das referências.
√ Quando consultar periódicos, não se esquecer de anotar o local de publicação, volume ou ano e número do fascículo.
√ Na consulta de documentos na Internet, não esquecer de anotar o endereço eletrônico (URL), data de acesso (dia, mês e ano).
√ Para documentos impressos, retirar as informações, preferencialmente, da folha de rosto dos documentos.
√ Ordenar as referências em ordem alfabética.
Exemplos de referência:
Para livro:
ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da obra. Cidade: Editora, ano.
Exemplo Para livro:
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1997.
Para artigos de revista:
GUIMARÃES, João L. A oficina do sabor. Superinteressante. São Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34 – 49.
Exemplo de reportagem de jornal:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
Obs.: Quando não aparece o nome do autor da obra, entra-se pelo título, ou pelo nome do jornal ou revista.
Exemplo de e-mail:
ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por mtmendes@uol.com.br em 26 de jan. 2001.
Exemplo de artigo de revista na Internet:
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, Nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm . Acesso em: 28 jul. 2002.
Exemplo de fita de vídeo:
AZEVEDO, Maria Izabel (Coord.) Os perigos do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1995. 1 fita de vídeo (30 min.), VHS, son., color.
b) Anexos
Aqui se inserem fotos, gravuras, reportagens ou outras informações que se considerar pertinente ao trabalho.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Texto Digitado:
√ Deve ser utilizado o papel branco, do tipo A4 (297 x 210 mm).
√ O texto é digitado com tinta preta e somente de um lado da folha.
√ As folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número deve ser localizado na borda superior do papel, margeado à direita.
√ As margens da folha devem ser de: superior e esquerda – 3cm inferior e direita – 2cm
√ Todo o texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas.
√ O tipo de letra do texto deve ser Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e para citação direta, usar fonte tamanho 10.
√ Parágrafo à 2 cm da margem esquerda.
√ Separar os títulos do texto que precede ou sucede por dois espaços.
Texto manuscrito
Se você for apresentar seu trabalho por escrito, siga o seguinte roteiro:
√ 1ª folha (capa): Título do Trabalho.
√ 2ª folha: Nome do autor ou dos autores (se o trabalho for feito em equipe), nome da Escola e a data (dia / mês / ano).
√ 3ª folha: Sumário.
√ 4ª folha: Introdução
√ A partir da 5ª folha:
• textos, fotos e mapas que formam o corpo do seu trabalho.
• Conclusão (em folha separada).
• Referência Bibliográfica (em folha separada).
√ Utilizar folha de papel almaço pautada ou de bloco.
√ A letra deve ser legível.
√ Utilizar caneta azul ou preta.
√ Outras cores somente para sublinhar, destacar, enumerar, etc.
√ Não é aconselhável entregar um trabalho contendo rasuras e nem folhas amassadas ou dobradas.
Uma forma interessante de começar é por um pequeno histórico do assunto.
Sempre releia o que foi escrito. É comum omitir palavras ou escrevê-las erradas e até mesmo frases que não fiquem claras. Pode também haver erro de concordância, e é bom que seja corrigido antes que chegue às mãos do professor. Se o trabalho for feito em equipe, melhor ainda, pois cada colega pode apresentar um assunto diferente ou verificar se o texto está claro.
COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR
» Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente na Internet, existem informações corretas e incorretas.
» Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tirar uma nota baixa.
» Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.
» Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas as informações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas pelo professor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto, capriche na organização da capa.
» Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.
» Peça para algum amigo ou parente para ler seu trabalho. Para você o trabalho pode estar muito bom e claro, mas uma segundo opinião é sempre bem vinda.
» Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuras não servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimas referências e fontes de informação.
» Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman (tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.
» DIVIDA SEU TRABALHO EM PARTES:
1. – CAPA E FOLHA DE ROSTO ( CONTRA CAPA
3. – SUMÁRIO( Índice) : relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.
4. CORPO
- Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata o trabalho e o que você pretende com ele.
- Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado, dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.
- Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.
- Bibliografia : não esqueça de citar todos os livros, apostilas, sites e outros materiais que você utilizou em seu trabalho.
5- ANEXOS ( IMAGENS)
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS( LOCAIS PESQUISADOS)
APRENDA A FAZER TRABALHO EM GRUPO

EQUIPE: Você pode aprender muitas coisas legais com o grupo: compartilhar idéias com os colegas, conhecer diferentes opiniões, trabalhar e buscar soluções em conjunto. Você ainda aprende a negociar e a ser diplomático. Tudo isso, no fundo, é uma forma de se preparar para a vida profissional.
FORMAÇÃO: O primeiro passo é a formação dos grupos. O critério de escolha geralmente é do professor. Os grupos podem se formar por afinidade, por interesse de assunto ou ainda por sorteio. O importante é que você se dê bem com o resto da equipe para que o andamento do trabalho seja bastante produtivo.
Normalmente o professor escolhe um tema geral, que é dividido em subtemas. Cada subtema deve ser desenvolvido por um grupo. Por exemplo, se o tema geral for a devastação do meio ambiente no Brasil, poderá ser dividido em vários subtemas, como o desmatamento na Amazônia, a destruição da Mata Atlântica e assim por diante.
PLANEJAMENTO: Cada grupo deve, inicialmente, discutir em conjunto o subtema proposto. O ideal é que cada aluno exponha o que entendeu sobre o tema e o que sabe sobre o assunto. Depois, liste no papel todos os pontos possíveis de ser abordados. Em seguida, escolha aqueles que realmente devem ser desenvolvidos.
EXEMPLO: se o subtema escolhido for a destruição da Mata Atlântica, os pontos levantados poderão ser: a vegetação original e sua localização; a fauna e o ecossistema; a devastação e suas conseqüências para o meio ambiente; e soluções para o problema, como o reflorestamento. Cada assunto pode virar um capítulo do trabalho final.
DIVIDIR TAREFAS: Cada aluno pode escolher o tema de que mais gosta. Dentro de cada assunto, os estudantes ainda podem se dividir na pesquisa. Por exemplo, se três alunos decidirem pesquisar a vegetação original da Mata Atlântica, um deles poderá procurar informações em livros; outro, em jornais e revistas; e o terceiro, na internet. Solicite ao professor as fontes de pesquisa e a bibliografia.
CRONOGRAMA: Para colocar ordem no trabalho, o grupo deve eleger um coordenador - que pode variar em cada fase do trabalho. Ele será responsável por organizar o trabalho e acompanhar seu andamento. Outro ponto importante: o cronograma. Defina datas para reuniões e para a entrega das redações individuais e do texto final. Lembre-se de que trabalho entregue fora do prazo pode acarretar perda de pontos na nota.
REUNIÕES: Podem ser realizadas na própria escola, na biblioteca, na sala de aula, na casa dos alunos ou ainda na internet. Não se esqueça de levar o material pesquisado e solicitado para o encontro. Em cada reunião, você e seus colegas devem escrever em uma agenda tudo o que foi discutido. Dessa forma, todo mundo fica concentrado. No final, todos devem falar o que compreenderam da reunião. Isso é importante para ter certeza de que todos entenderam a mesma coisa.
APROVEITE MAIS O SEU TEMPO
Primeiramente perguntamos... Como o tempo passou rápido?!O tempo pode ser perdido, mas nunca recuperado. Não pode ser acumulado, deve ser gasto! Somos responsáveis pelo tempo...
Separe tempo para trabalhar - é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar - é a fonte do poder.
Separe tempo para divertir-se - é o segredo da juventude eterna.
Separe tempo para ler - é a fonte da sabedoria.
Separe tempo para fazer amizade - é o caminho da felicidade.
Separe tempo para sonhar - é engatar seu vagão numa estrela.
Separe tempo para amar e ser amado - é o privilégio dos remidos.
Separe tempo para olhar a sua volta - o dia é muito curto para ser egoísta.
Separe tempo para rir - é a música da alma.
Separe tempo para Deus - é o único investimento duradouro na vida.
Para saber aproveitar o tempo, descreva o que você fez durante uma semana, como você utiliza o tempo na escola, nos trabalhos e nos finais de semana. Depois relate o que deve permanecer e o que deve ser mudado para chegar o mais próximo possível da semana ideal.
PARA TORNAR SUAS ATIVIDADES MAIS EFICIENTES
►Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensável para a realização da tarefa imediata. O excesso de cadernos, papeis, livros ou pastas aguardando suas providências, provocam distração e desânimo, além de dificultarem a localização daquilo que é necessário para a conclusão da atividade.
►Faça uma coisa de cada vez. A preocupação com várias tarefas simultâneas divide a atenção, gera erros e atrapalhações, ocasionando perda de tempo e prejuízos.
►Escolha um lugar para guardar os materiais que vai utilizar em seus estudos, mantendo-o sempre organizado. Use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.
►Não deixe para depois o que você puder fazer na hora. Execute ao menos o primeiro passo, o mais rápido possível.
►Tenha sempre à mão uma relação de tarefas. Registre em uma agenda, caderno ou pasta com folhas soltas. Na medida em que surgirem tarefas, determine um prazo máximo para o cumprimento de cada uma, contando com os possíveis imprevistos.
►Toda papelada que já foi usada e que você sabe que não terá mais utilidade, jogue no lixo. O acúmulo de lixo só atrapalha.
INTERRUPÇÕES
Telefonemas interrompem sua concentração e quebram seu ritmo de estudo. Quanto mais constantes eles forem, mais lenta será sua produção. Fofocas, passatempos e pessoas que não tem ocupação, acabam atrapalhando seu horário de estudo e perdendo tempo.
Procure observar quem o interrompe e quais os objetivos, na maioria das vezes é sempre a mesma pessoa.
Se possível, estude em lugar isolado, por onde não transitem pessoas livremente. Tire, por exempcadeiras confortáveis das proximidades de sua mesa, para que você não seja incomodado por alguém.
Deixe claro que você está atarefado. Continue com a caneta em posição de escrever, a máquina ligada ou o papel na mão, mostrando que você deseja continuar sua tarefa. Diga que você tem pouco tempo disponível e seja bem objetivo.
Não deixe que essas interrupções sirvam de desculpas para mais perda de tempo. Assim que a pessoa for embora, reinicie seus estudos.
Seja flexível e criativo, lembre-se que sair da rotina dá mais sabor à vida, aumenta nossa experiência e amplia as possibilidades de realizações.
VESTIBULAR
►O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado pelo sol, arejado e confortável. Deve ser um local em que você se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso/tamanho. O ambiente de estudo deve ser simples mas bem organizado. Dê preferência a sua casa, a fim de não perder tempo andando pelo trânsito...
►Evite estudar numa sala que tenha telefone, TV ou um aparelho de som. Tenha sempre à mão muitos lápis (ou lapiseiras), borrachas macias, apontadores, canetas, grampeador, régua milimetrada, esquadros, compasso, papeis para rascunho e uma estante com os livros para o vestibular.
►Acostume-se a usar sempre os mesmos lápis e canetas que você levará no dia da prova, para se familiarizar com o material e diminuir o nervosismo na hora do exame.
►Quando estiver na sala do exame, imagine-se no seu ambiente de estudo e esqueça-se dos outros vestibulandos ao redor. Saiba que você é o seu próprio fator limitante no vestibular e a concorrência não importa, pois eles provavelmente estarão suando frio durante a prova.
►Para se obter sucesso no auto-estudo é preciso planejar seu horário, priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco e estabelecendo um horário para cada uma dessas matérias. Dedique o resto do dia ao estudo das matérias menos prioritárias. Estude seis horas por dia, sete dias por semana e estude o máximo que puder, numa boa e com tranqüilidade. Será cansativo, mas será um grande investimento para o seu futuro. É melhor investir o tempo dessa maneira, não é mesmo? Boa sorte!
O VÍDEO ABAIXO É SÓ PARA PESQUISAS RÁPIDAS E NÃO TRABALHOS EXTENSOS, OK?
Show de bola esse blog.... Amei muito.. Gostei de todas as dicas.. Muito obrigado.
ResponderExcluir